quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Luís Fabiano desencanta, faz dois e São Paulo vence no Brasileirão após nove jogos de jejum

Jogando no Morumbi, São Paulo encerra jejum de nove jogos sem vitória com 100% aproveitamente de Luís Fabiano nos arremates. Já o Avaí foi empurrado para a lanterna da competição.

SÃO PAULO 2 X 0 AVAÍ

Por Lucas Valério

Ufa! O torcedor são paulino não aguentava mais a draga instalada no Morumbi. Em nove jogos pelo Brasileirão, nenhuma vitória. Nem mesmo o retorno de Luís Fabiano deu ânimo ao time, que se perdeu no torneio e viu a chance de título ficar apenas com os rivais.

Para vencer a partida, Emerson Leão tentou injetar um pouco mais de vontade no time, criticando a postura de alguns jogadores. Um deles, Juan, não ficou nem no banco e Cícero foi escalado na ala esquerda. Com três zagueiros e sem João Filipe, o time mostrou mais consistência defensiva, mas no primeiro tempo voltou a ser insoso ofensivamente.

A primeira grande chance foi dos visitantes. Aos 17 minutos, após escanteio da esquerda, Pedro Ken cabeceou, a bola desviou na zaga e obrigou o goleiro tricolor a fazer linda defesa encima da linha. Aos 25 a primeira chegada do São Paulo. Cícero subiu mais alto que o marcador e arriscou de cabeça. A bola saiu por cima do gol de Felipe. O jogo seguia sem emoção. Dagoberto, por exemplo, apareceu apenas quando foi arriscar cruzamento na direita e tropeçou nas próprias pernas. Bizarro.

Antes do apito final (o melhor apito do primeiro tempo), o Avaí apareceu aos 37 minutos quando em rápido contra-ataque pela esquerda, Lincoln recebeu na grande área e tentou completar cruzamento de primeira. Assim como no lance de Cícerto, a bola passa por cima do gol.

No intervalo, vaias da torcida e Luís Fabiano tentava explicar a atuação fraca no primeiro tempo. "Impressionante. Não dá para explicar não", exclamou o centroavante. A incompreensão mostrada pelo camisa nove parecia um sinal para etapa final. O jogador voltou com sede, e sem marcar nos seis jogos disputados pelo Brasileirão, Luís Fabiano foi a forra.

Antes, Fernandinho entrou no lugar de Luiz Eduardo. Com três atacantes, Leão abriu a marcação do Avaí e os espaços apareceram. Aos 3, Fernandinho passou por Bruno Silva, invadiu a grande área, mas foi desarmado por Caçapa na hora do arremate. Se não deu com o camisa 12, o 9 resolveu. Lucas fez boa jogada individual, mas foi desarmado na entrada da grande área. A bola sobrou para Luis Fabiano, que girou e bateu rasteiro. A bola parecia ir fraca, mas foi no contra-pé de Felipe e matou o arqueiro. 1x0.

Na comemoração, Fabuloso transformou-se por um instante em Raivoso, tentou tirar a camisa, mas foi contido por Lucas. Muita festa, muito alívio. Logo na saída, Leão sacou Dagoberto e Carlinhos Paraíba para colocar Willian José e Denílson. O time manteve o mesmo estilo, e suavemente aumentou a pegada perdida lá em 2008. Tentando mais, o São Paulo chegou ao segundo gol mais uma vez com ele. Cícero cruzou para a grande área e Willian José dividiu com o zagueiro. A bola sobrou para Luis Fabiano. O camisa 9, sozinho, cabeceou fora do alcance de Felipe. 2x0.

Dois minutos depois, Jean bateu falta de muito longe e exigiu grande defesa de Felipe. A partida estava nas mãos do São Paulo, mas o Avaí ainda assustou uma vez. Aos 27 minutos, Caíque tentou pelo alto e a bola explodiu no travessão. No rebote, a defesa são-paulina mandou para escanteio com Rhodolfo se jogando na bola. É o efeito Leão?

Para fechar, mais dois lances bonitos. Primeiro aos 31, Rogério Ceni recebeu passe dentro da área defensiva e deu um belo corte em Robinho, levantanda a galera. Depois, o animador de torcida foi Wellington. O camisa 5 roubou uma bola no campo de defesa, partiu em alta velocidade e quando parecia ter perdido o pique deu um belo drible em dois defensores catarinenses no canto esquerdo do gramado. Na sequencia, bom passe para Jean, que estragou tudo e mandou torto para fora.

Com o resultado, o São Paulo chegou a 53 pontos e subiu para a sétima colocação, ainda sonhando com a vaga na Libertadores 2012. Já o derrotado Avaí estacionou nos 29 pontos e com a vitória do América-MG por 1x2 no Rio de Janeiro, caiu para a lanterna da competição, praticamente selando a queda para a Série B em 2012.

0 comentários:

Postar um comentário