quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sulamericana: São Paulo bate Libertad por 1x0 em noite do primeiro gol de Luís Fabiano

http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/619/464/img.terra.com.br/i/2011/10/19/2072347-6539-rec.jpg
São Paulo joga mal, mantém alta taxa de erros de passes, mas Luís Fabiano desencanta e time leva 'maldição do 1x0' para decidir na próxima quarta-feira a vaga nas quartas de final da Copa Sulamericana.

São Paulo 1 x 0 Libertad-PAR - Vitória 'sai zica'

Por Lucas Valério

No primeiro jogo do São Paulo após a queda anunciada (como proferiu Fernando Surur aqui no TEC) o tricolor venceu o Libertad do Paraguai na primeira partida das oitavas de final da Copa Sulamericana 2011. A sofrível vitória foi por 1x0 com gol de Luís Fabiano, no melhor estilo SPFC 2003/2004, quando o time passou meses dependendo de seu centroavante.

Mesmo jogando mal e sem volúpia de jogo durante praticamente os noventa minutos, o São Paulo de Milton Cruz foi escalado como o time de AB e mostrou uma postura desorganizada frente um time que veio ao Morumbi apenas para se defender. Com muitos toques de lado, sem objetividade e principalmente tentativas por vezes imbecis de inversão de jogo por meio de lançamentos que sempre terminavam com o corte da defesa, o time irritou mais uma vez os torcedores presentes no estádio.

A grande chance do time no primeiro tempo aconteceu por volta dos 25 minutos quando o apagado Lucas resolveu ir pra cima da marcação de Samudio e ganhou na velocidade. No cruzamento a bola passou por Luís Fabiano, mas chegou em Cícero,que bateu forte de esquerda. No rebote o camisa 9 tentou ser oportunista mas mandou a bola por cima da meta defendida pelo estabanado goleiro Medina. Com raça na marcação, mas sem aquele tesão para vencer, o time foi envolvido pela retranca paraguaia e no início do segundo tempo quase foi castigado. Em jogada pela esquerda Nuñez encontrou Ramirez dentro da área e o atacante chutou livre, para grande defesa de Rogério Ceni (o outro lado do dueto que salvava o time entre 2003 e 2004).


Desesperado pelo resultado e com uma sequencia de jogos sem vitória indo para sete, Milton Cruz lançou Marlos e Casemiro no lugar de Cícero e Denílson. O time ganhou um volante descansado e desisteressado, mas Marlos, mesmo com pouco cérebro, mostrou empenho e mudou o jeito do time jogar. Primeiro o camisa 11 errou um passe bisonhamente dentro da área, isolando grande chance, mas com sua movimentação deixou espaços para Juan atacar pela esquerda e o lateral constriu a jogada que passou pela cabeça de Dagoberto (melhor em campo) e chegou no peito de Luís Fabiano. O matador colocou a bola na relva a tempo de fugir do zagueiro e bater entre as mãos do goleiro Medina e a trave esquerda do Libertad para estufar as redes e fazer seu primeiro gol no retorno ao São Paulo.

Gol para tirar a zica entorno do centroavante que na contagem geral chegou a 120 tentos envergando a camisa do São Paulo, que quase ampliou em nova jogada pela esquerda que culminou no cabeceio errado de Marlos. Com o resultado o São Paulo encerrou um jejum de seis jogos sem vencer e poderá jogar por um empate ou uma derrota por um gol de diferença desde que marque no estádio Nicolaz Leoz em Assunção na próxima quarta a partir das 21h45 (horário de Brasília).

Maldição do 1x0

Assim que a partida entre São Paulo e Libertad terminou a imensa maioria tricolor se lembrou dos inúmeros gols de Luís Fabiano e vibraram pelo tento do camisa 9 diante dos paraguaios. Mas aposto que outros tantos olharam no placar e pensaram no pior para a partida da próxima semana. Isso porque desde 2007 uma nuvem negra asombra o time em mata-matas e quase sempre passando por um '1x0' no Morumbi no jogo de ida.

Em 2007, eplas oitavas de final da Libertadores, o time estreiava o atacante Dagoberto diante do Grêmio vencendo por 1x0 com gol de Miranda. Souza, hoje no Fluminense perdeu grande chance de ampliar e no jogo da volta em Porto Alegre o time de Muricy perdeu por 2x0 e foi eliminado da Libertadores. No ano seguinte mais uma vez o placar de 1x0 no Morumbi pela Libertadores com gol de Adriano (desta vez nas quartas) contra o Fluminense e derrota por 3x1 nos Rio de Janeiro na volta. Resultado, mais uma eliminação. Semanas antes, também no Morumbi, o time bateu por Palmeiras por 2x1 (diferença minima também) e no jogo da volta foi eliminado após perder por 2x0 pelo Paulistão daquele ano.

Já neste ano o time ficou fora da Libertadores e a derrota veio na Copa do Brasil. Após jogo fraco (igual desta quarta) e gol isolado (contra, de Révson), o São Paulo bateu o Avaí por 1x0 e foi confiante para Florianópolis. Porém, na Ressacada, o time de Carpegiani até saiu na frente, com Casemiro, mas permitiu a virada e com o placar de 3x1 deu adeus à competição.

Resta agora saber como Milton Cruz irá montar a equipe para o jogo. Eu escalaria uma equipe para explorar os contra ataques com Dagoberto e Lucas avançados ao lado de Luís Fabiano e Rivaldo cadenciando o jogo. Com Denilson e Wellington pegando forte no meio e os laterais presos na marcação. Assim, o 1x0 pode virar arma a favor e não contra como tem sido nos últimos anos...

0 comentários:

Postar um comentário